CABELOS: 17 Motivos para desistir de ter cabelos coloridos

Oie! Tudo bem com vocês?

Desde que pintei meu cabelo de roxo, várias pessoas me abordam na rua para saber como faz, se dá trabalho e etc. Eu costumo ficar super feliz quando as pessoas vem falar comigo e normalmente tenho uma bastante paciência com esse assunto porque, como a maioria das coloridas que conheço, adoro falar sobre cabelos, tintas e cuidados. O problema é que algumas vezes ficava complicado explicar direitinho pela falta de tempo, ou porque quem me fazia perguntas tinha dúvidas a respeito de coisas mais básicas que exigiam maiores explicações.

Então pensei: ao invés de eu ficar repetindo sempre a mesma coisa, mais fácil fazer uma postagem sobre isso aqui no blog e andar por aí com cartões de visitas. Assim, se for o caso, é só pedir para que a pessoa acesse aqui para ter as informações necessárias, né?

Eu acho que a primeira coisa que eu precisava falar sobre isso eram os contras, porque que cabelo colorido é legal, bonito, a gente já sabe. Eu sou do tipo de pessoa que fala de todos os motivos para você NÃO ter cabelos coloridos, aí assim você decide se mesmo com todo esse trabalho vale a pena pintar os cabelinhos.

Mas agora vamos aos motivos para não mexer na cabeleira:

1. Cabelo colorido é um filho rebelde
Uma vez eu li no Patricinha Esperta uma postagem falando de vários motivos para você não ter cabelos platinados (que, aliás, acho que vocês deveriam ler porque é ótima, além de ter me inspirado para falar dos cabelo coloridos hehe).
Nela a autora dizia uma coisa com a qual eu SUPER me identifico hoje em dia: Cabelos platinados (no meu caso, coloridos) são como um filho rebelde. Porque apesar dele te dar orgulho de vez em quando, na maior parte do tempo te dá muito trabalho, custa (muito) caro e requer atenção constante.

2. Tem que descolorir SIM
Não, não dá pra ter cabelo de uma cor fantasia sem descolorir. NÃO DÁ.
Até existem tintas clareadoras mas, sinceramente, eu nunca usei nem ouso falar a respeito delas porque dependo da cor que você quer chegar, não resolvem seu problema. Na maioria das vezes você vai ter que descolorir SIM, e mais de uma vez.

3. Você vai gastar muitas horas por semana cuidando do cabelo.
Porque dá trabalho, de verdade. Ter um cabelo quimicamente tratado envolve uma rotina de cronogramas capilares (vou falar sobre isso aqui mais tarde), que são hidratações para reposição de vitaminas, nutrientes e outros componentes importantes para a saúde do seu cabelo.
A manutenção da cor também pode variar e em alguns casos é preciso retocar toda semana.

4. O cuidado é diário
Além das hidratações que devem ser feitas no mínimo uma vez por semana, o cabelo exige cuidados diários. Shampoos e condicionadores específicos, filtros solares, e outros cuidados que dependem também do seu tipo de cabelo.

5. Dependendo da cor desejada, o trabalho é dobrado
Cores frias exigem mais cuidados/manutenção/dinheiro que cores quentes e, dentre as "piores" quando o assunto é manutenção estão: o platinado (no topo da lista), seguido das cores pasteis, o roxo e o turquesa.
As cores quentes, principalmente o rosa e o vermelho, conseguem ser alcançadas com uma quantidade menor de descolorações, mas também são cores das quais você não "se livra" tão fácil caso enjoe delas. Eu tenho trauma de cores quentes sou fã incondicional das cores frias, mas sei que para que elas não desbotem para cores estranhas (como acinzentado, esverdeado, amarelado) o cabelo precisa estar claríssimo/platinado. No caso das cores pastéis a mesma coisa, com o adicional de que exigem um retoque de cor bem mais frequente por conta da pouca pigmentação.
Resumindo: Rosa não sai nunca, roxo desbota para o cinza muito fácil, turquesa vira verde em dois tempos e cores pastéis vão embora em menos de uma semana.

6. Para chegar numa cor pastel linda você vai ter que passar um tempo com o cabelo de cores não tão legais. Porque o processo é (bem) lento
Se você quiser pintar seu cabelinho com cores pasteis (ou mesmo com cores frias), vai ter que passar um período com um tom de loiro não tão legal entre uma descoloração e outra. Cabelos de cores frias ou muito claras podem exigir até SETE descolorações dependendo da cor do seu cabelo atual, então você vai ter que descolorir, passar algo para neutralizar (pro loiro ficar mais acinzentado e não um laranjão ou amarelo gema de ovo), cuidar do seu cabelo com todo amor e carinho fazendo hidratações e reposições de nutrientes, esperar no mínimo 15 dias para só então poder descolorir de novo. Sem falar que cabelos que já tenham química ou tinta exigem cuidados muito maiores.
E por que isso? Não posso descolorir tudo no mesmo dia? Não! A descoloração é um processo muito agressivo e se feita em excesso pode ocasionar quebras, elasticidade ou até mesmo o tão temido corte químico.

7. Corte químico e cabelo elástico são riscos reais, então se você não tiver experiência JAMAIS faça nada em casa sozinhx
Descolorir o cabelo exige cuidado, conhecimento e paciência. Se você não tem experiência, nada de fazer as coisas sozinhx, ou fazer 398739 descolorações no mesmo dia. Procure um profissional de confiança.
É sério. Eu já tive cabelo elástico e não gostaria que ninguém passasse por isso. É praticamente irreversível e dá vontade de chorar vendo o cabelo nesse estado.

8. Retoque de raiz: cores frias, pasteis e platinados exigem retoque com NO MÁXIMO um dedo de raiz
Porque se você demorar mais que isso corre o risco de ficar com a raiz manchada/amarelada, interferindo na cor final do cabelo. No meu caso, tenho que retocar a raiz todo mês ou no MÁXIMO a cada 45 dias.

9. Tintas fantasia tem uma durabilidade bem menor que as de farmácia, e são mais caras
Por serem tonalizantes (praticamente só pigmento) e não tintas permanentes, as tintas indicadas para cores fantasia tem uma durabilidade bem menor que as tintas de farmácia. Lógico que isso também varia de acordo com a marca e a cor escolhida, mas, independentemente disso, elas geralmente são mais caras. Isso porque a maioria das marcas são internacionais, já que existem pouquíssimas marcas nacionais de qualidade.
Para uma opção mais barata você pode usar anilina (de madeira), Violeta Genciana ou Azul de Metileno, mas isso é assunto para outro post.

10. Cabelo lindo, bolso vazio
Sabe aquele creme baratinho que resolvia bem o ressecamento do seu cabelo natural ou com luzes? Então, é provável que ele não vá fazer nem cócegas no seu cabelo agora. Se você quer um cabelo saudável terá que investir em bons produtos que são, consequentemente, mais caros também.

11. Exclua sulfatos e petrolatos da sua vida
O ideal é evitar produtos que contenham sulfatos, petrolatos, parafinas e óleos minerais (vou fazer uma postagem só sobre isso outro dia também) em sua composição.
Por exemplo: os shampoos que você usava terão de ser descartados porque tinham sulfato na composição. Esse componente faz com que sua cor vá embora em dois tempos, além de deixar o cabelo mais ressecado e sem vida.
Já os petrolatos (também encontrados com nomes como parafinum liquidum, petrolatum, ou óleo mineral) são derivados da fabricação do petróleo e por serem baratos são utilizados na maioria dos cosméticos para cabelos. São componentes que dão maleabilidade para o cabelo, mas "entopem" as cutículas do fio e, por serem hidrofóbicos, impedem que a água e os nutrientes penetrem. Ou seja: seu cabelo parece estar lindo e maravilhoso, mas tudo isso é só maquiagem.
O problema é que, como falei anteriormente, esses produtos são mais caros. Shampoos sem a adição de sulfato (shampoo sem sulfato e sem sal são coisas diferentes) são difíceis de encontrar e normalmente são bem mais caros que os shampoos comuns. Eu, por exemplo, atualmente uso um shampoo que tem 200ml e custou 18 reais, sendo um dos mais em conta que encontrei.

12. Comprar shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento em supermercados ou com pressa? Esqueça.
Você provavelmente não vai encontrar os produtos que precisa em supermercados e vai começar a frequentar lojas especializadas em cosméticos. Também vai passar horas para escolher um creme ou shampoo adequado, porque vai ter que ler todos os ingredientes de todos os produtos para ter certeza que eles não possuem ingredientes "violões" como petrolatos e sulfatos.

13. Protetores térmicos e filtros solares pra cabelos, seus melhores amigos na manutenção da cor.
Uma coisa que você não pode abrir mão JAMAIS quando tem cabelo colorido são protetores térmicos e filtros solares para os cabelos. Eles são essenciais na manutenção da cor, pois o sol e o calor da chapinha, babyliss e secador de cabelo fazem seu cabelo desbotar bem mais rápido.

14. As ondas do mar vão roubar a sua cor
O sal da água do mar desbota todo o seu colorido além de deixar seu cabelo SUPER ressecado, então, a menos que você queira oferecer a cor dos seus cabelinhos para Iemanjá, o ideal é que você sempre passe um creme com filtro solar nos cabelos antes de entrar na água.
Se você não tiver um creme com filtro UV, misture (na mão mesmo) o filtro solar capilar com um pouco de creme de pentear, mas não vá pra praia sem eles!
No último verão eu não tomei muito cuidado e meu cabelo, que estava preso, ficou desbotado com a MARESIA, minha gente! Não precisei nem entrar na água para a cor passar de violeta para lilás em algumas partes. Deu pra ver claramente a diferença de cor entre as partes de cima do cabelo (que tiveram mais contato com o sol e o vento vindo do mar) e o resto.
Mesmo tendo estes cuidados é provável que seu cabelo ainda desbote um pouquinho sim, mas pelo menos seu cabelo não fica tãão ressecado ao sair da água.

15. Seus cabelos vão ficar mais finos e quebrar com mais facilidade
Por mais cuidado que a gente tenha com nossa cabeleira, uma coisa é fato: ela nunca mais vai voltar a ser o que era.
Com a descoloração os cabelos ficam muito mais finos e suscetíveis a quedas e quebras. Eles podem ser sim, saudáveis, mas exigem sempre o cuidado de evitar certos tipos de produtos, evitar o calor excessivo, fazer as hidratações e etc. E como já falei antes aqui neste mesmo post, o cuidado deve ser diário e contínuo. Qualquer descuido ou desleixo vai trazer consequências indesejáveis.

16. Você vai chamar MUITA atenção por onde quer que passe
Depois de falar de todos os cuidados, não tem como não falar disso. Pra mim essa questão nunca fez muita diferença, mas muitas pessoas mais tímidas podem levar isso em consideração. E sim, não é brincadeira, você vira MESMO o centro das atenções, mesmo que não queira. Crianças olham para você e apontam, pessoas aleatórias fazem comentários aos cochichos e você na maioria das vezes vira ponto de referência: "To aqui perto de uma guria de cabelo roxo".  Mas também tem as partes legais, claro! Muitas vezes pessoas desconhecidas te abordam pra elogiar seu cabelo (e é aí que seu filhote rebelde te enche de orgulho hahaha).

17. Desconhecidos acham que você é cabelereira
Como eu disse lá no comecinho do post: pessoas desconhecidas te abordam para saber se "existe tinta dessa cor", se precisa descolorir, se não estraga o cabelo, como faz pra chegar na sua cor, se dá muito trabalho e etc. E aí você tem que ter bastante paciência pra explicar, ou já ter uma desculpa pronta se não quiser falar sobre isso.

Apesar de algumas vezes aparecerem pessoas inconvenientes, na maioria dos casos é bem tranquilo e eu não me importo te explicar todo o processo. Mas como falei la no começo, preferi fazer uma postagem sobre isso já que tenho blog, porque repetir tantas vezes acaba cansando.

Conclusão: Pense, repense, depois pense de novo, e de novo...
A pergunta principal é: Você tem tempo para cuidar de um cabelo quimicamente tratado? Está dispostx a gastar o  triplo, ou até o quádruplo do que gasta hoje em produtos para o cabelo?
Reflita muito a respeito disso antes de decidir mexer nas suas madeixas. E se for o caso, faça só algumas mechas ou luzes, porque, apesar de também exigirem cuidados, o tempo e dinheiro gastos serão infinitamente menores.

Acho que é isso!
Vocês já pensaram em entrar para o time dos coloridos também?
Espero ter ajudado e desculpem pelo post enorme haha

Beijoca
Ketryn

UPDATE em 22 de julho de 2014
Postei aqui ontem mas esqueci de falar que quem tem cabelo de cores fantasia só usa laquê/fixador para cabelos em spray em ocasiões muito especiais. Porque ele faz o cabelo desbotar muuuuuuito também.


Postado em 21 de julho de 2014

16 comentários:

  1. Gentxeee amei o post, tirou várias dúvidas e eu nunca fui dessas de radicalizar muito, minha miga pintou o cabelo de rosa e depois se arrependeu, foi um processo, vishi só de lebrar dá uma gastura! hahaha

    http://meniinademoda.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/MeninaFashiion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, mas é uma trabalheira mesmo. Indico sempre começar com mechas, pegar uma certa experiência com isso pra depois resolver fazer o cabelo todo, porque foi o que eu fiz. Fui pintar o cabelo inteiro de roxo só depois de 4 anos com mechas de várias cores diferentes haha

      Excluir
  2. Quais filtros solares pra cabelo tu recomendas, Ketryn?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Júlia!

      O que eu uso atualmente (e amo) é o da Amend.
      esse aqui: http://migre.me/kzZGa
      Ele é realmente muito bom, não tem petrolatos e não é tão caro (paguei menos de 20 reais) e tem uma textura bem levinha.
      Fora isso existem alguns protetores térmicos em forma de óleo, que são mais indicados para usar com o calor da chapinha.

      Beijo

      Excluir
  3. Sempre quis muito, mas nunca fiz por medo de não ter paciência pra cuidar, não ter dinheiro pra cuidar e não saber se vai rolar de ficar bom com tudo que uso, sou bem dessas que combina capinha do celular com a roupa e até guarda-chuva com a roupa (sim, maluca).
    Mas amei seu post, achei super explicativo e você arrasa e TEM MUITA experiência então é legal porque pode falar com muita propriedade hehe


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha
      minha irmã também é assim, Thay! haha
      Assim que pintei o cabelo achei que nunca mais ia usar cores como o vermelho, por exemplo, porque achava que não "combinava" com roxo. Mas depois de um tempo você meio que ignora a cor do cabelo na hora de combinar, ou faz umas combinações improváveis mas que acabam dando certo.

      Beijo

      Excluir
  4. Concordo com QUASE tudo: descolorir não é regra xD
    Meu cabelo é hiper-mega vermelhón, e adivinha? Não descolori nadinha. Claro que os fios brancos ajudaram à beça, mas não precisei... obviamente, vai depender de cada cabelo :)

    Agora, meu sonho é ter o platinado e aí sim, sei que é trampeira e deixo pra sonho de gaveta mesmo, haha.

    Um beijo!
    Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Re!

      Então, na postagem eu falo das tintas fantasia e não das tintas de farmácia. Muito tempo atrás também já tive cabelo vermelho sem descolorir, mas é porque usei tintas comuns, que são aplicadas misturadas com água oxigenada e etc. Vermelho é mais fácil de conseguir sim, mas nos casos das cores fantasia não dá de escapar da descoloração, porque elas são tonalizantes e não são misturadas com ox :(

      Tive só mechas platinadas uma época e olha... acho que deu mais trabalho que meu cabelo inteiro roxo hahahaha

      Beijão

      Excluir
  5. Oi Ketryn! Caraca, que post mais completo! Tirou algumas dúvidas que eu tinha =) Nunca quis realmente ter o cabelo de cor fantasia, gosto muito do meu preto azulado pra isso {e é quase impossível de tirá-lo depois de tantos anos kk} mas gosto muito de platinado e cabelos em tons pasteis, logo os mais difíceis né? kk Eu não teria saco pra cuidar do meu cabelo e fazer todo o necessário pra ele ficar bonito assim rs. Tenho dó de quem tem cabelo colorido e tem que responder sempre as mesmas perguntas kk Teu cabelo é lindo, esse tom de roxo é bem diferente.
    Beijo, Bruna S. ♥
    Chanel Fake Blog

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Bruna!
    Mas sim, preto azulado é a cor mais difícil de tirar mesmo. Já pensei em pintar de preto várias vezes e desisti porque não me imagino mais com outra cor que não seja o roxo haha
    beijão

    ResponderExcluir
  7. EU acho lindo mas, eu não tenho muita paciência com cabelos então acho que não é pra mim...rs
    Adorei o blog, não conhecia!

    Beijos, Jell e Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
  8. olha, se não desse tanto trabalho eu tbm pintava assim o meu, acho LINDO! e meu tom preferido é esse do seu cabelo, roxinho!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá trabalho mesmo, mas pra mim vale a pena porque não me sinto "eu" de cabelo castanho haha E no fim a gente se acostuma à rotina de cuidar e tal

      Beijo

      Excluir
  9. UAHSUHASUHA!!! Adorei o seu post, principalmente a última parte dos "desconhecidos vão achar que você é cabeleireira!" PODE CRER, cara! É um saco isso. No mais, eu me divirto bastante cuidando dos cabelos, escolhendo creminhos, essas coisas todas. Tirando as partes tristes, porque tudo tem um lado ruim, de correr risco de quebras e afins, acho que o restante vale o risco, se a pessoa gostar mesmo de ter cabelo colorido. É tudo uma questão de rotina, assim como cuidar da pele, e essas coisas todas!

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim, concordo! É uma rotina, questão de hábito, mas tem gente que não tem muita paciência, aí por isso sempre falo os contras antes. Se mesmo com todos esses contras a pessoas ainda quiser cabelinhos diferentes é porque tá certa daquilo mesmo haha

      Excluir